V. O ARTE AO CENTRO VAI À PRAÇA: AQUARELA COM BÁRTOLO


Uma das principais caracteristicas do Arte ao Centro é  desenhar nas praças e ruas da cidade como observação e  respeito pelo patrimônio histórico edificado. Isso aconteceu em Araraquara nos seus principais pontos turísticos-culturais: Esplanada das Rosas e Praça Pedro de Toledo. 


O que identifica Torres Vedras e Araraquara é  a vontade e participação dos artistas no que diz respeito ao patrimônio histórico edificado. Isso se dá por movimentos que hoje acontecem no mundo todo: o desenho de rua (urban sketchers) e os encontros de aquarela plain air.
Ambos movimentos têm em suas diretrizes a observação. 


AQUARELA COM ANTÓNIO BÁRTOLO

Nestes pontos de arte, a Praça Pedro de Toledo, ondelocaliza-se o Museu Histórico e Pedagógico " Voltuntários da Pátria" foi palco das demostrações e workshop do aquarelista português Mestre António Bártolo, sábado, dia 27 de agosto, pela manhã.


António Bartolo, (Angola 1962). Em 1975 transferiu residência para Portugal, onde
trabalhou com Artes visuais e Publicidade. Dedica-se exclusivamente a aquarela – diz ” Não fui eu que escolhi a aquarela, foi ela que me escolheu”. Desenvolve demonstrações e oficinas por toda a Europa e esta é a segunda vez que vem ao Brasil. É curador e organizador do Encontro Internacional de Aquarela de Sta. Cruz, Torres Vedras.

Para Bártolo, “Pintar é para mim uma necessidade vital, pois há emoções que só a pintura pode revelar. Só temos de ousar e ultrapassar os limites da nossa imaginação. Conhecer bem o papel, as cores e os pincéis, porque todos participam na realização do trabalho.
Em Portugal, o aquarelista expõe com regularidade desde 1998 e conclui “Desde então, tenho pintado, investigado e partilhado muito com artistas a apreciadores de arte nacionais e estrangeiros. Para mim, este é o caminho:  a aquarela (e a Arte) em busca de um novo  Humanismo.


















Share on Google Plus

Sobre lauro monteiro

Contém Arte | Lauro Monteiro Filho | Varanda Brasil
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário