Ateliê Lauro Monteiro: integração da arte e natureza



Atelier Lauro Monteiro

Localizado as margens da Estrada Real (Paraty-Cunha, RJ 165) caminho históricamente importante, o Caminho do Ouro/Paraty - hoje  é um importante Circuito Turístico, Cultural e Gastronômico em meio a Mata Atlântica da Serra do Mar. Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
(http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/guia-do-visitante.html).
 
Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado "Ciclo do Ouro", Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII. (Fonte: Paraty, Turismo e Ecologia) 





OS PRAZERES DA PONTE BRANCA-PARATY | Aquarela, nanquim e carimbos sobre papel , 10 x 25 cm


Circuito Turístico, Cultural e Gastronômico


Nos dias atuais, o trecho de 12 km da rotatória da BR101 em direção a Cunha, localizam-se, entre as belezas naturais da Mata Atlântica, como corredeiras, cachoeiras e trilhas, uma série de pousadas e chalés, bistrôs, restaurantes, bares, quiosques ateliês de arte e artesanato...








Atelier Varanda

Em 2006 o artista plástico Lauro Monteiro transfere seu ateliê do interior de São Paulo (Araraquara) à Paraty, trazendo em sua bagagem artística sua arte em cerâmica decorativa pintada à mão; pinturas em acrílico sobre tela. desenhos, aquarelas, colagens e uma série de suvenirs que são criados a todos momentos, desde o reaproveitamento de material local, madeiras de construção e absorvendo o artesanato regional, como ponto de criação e referência.



ATELIÊ VARANDA | Aquarela, nanquim e carimbos sobre papel , 10 x 25 cm



Bem-Vindo!









Share on Google Plus

Sobre lauro monteiro

Contém Arte | Lauro Monteiro Filho | Varanda Brasil
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário